sexta-feira, abril 11, 2008

DAAP - Dermatite Alérgica à Picada de Pulgas

Foto retirada do Agility News
O Alergia se dá por causa da saliva que é injetada na hora da mordida da pulga e do carrapato e pode durar de mais de 2 semanas. Não há pré disposição de raça e sexo, a idade mais comum de ocorrer é entre 3 e 5 anos de idade.
Os sintomas mais comuns são: Prurido (coceira) na região da cauda, ânus, a região das costas, nas coxas, abdômen e pescoço. As lesões se iniciam como pápulas (lesão na pele avermelhada pequena), evoluindo para queda de pêlos, crostas e enegrecimento da pele causados principalmente pelo prurido. A DAAP serve de porta de entrada para outras infecções como dermatite úmida, seborréia e piodermite. Já nos gatos o sintomas são: perda de pêlos e prurido.
O tratamento é feito através da eliminação das pulgas e carrapatos, tanto da animal quanto do ambiente, associado ao uso de medicamentos para se controlar o prurido. Há no mercado vários produtos contra pulgas e carrapatos muito bons e seguros tanto para o animal quanto para o ser humano.

4 comentários:

Anônimo disse...

Meu cachorro estar com DAPP, dei banho com o shampoo antibacteriana mas gostaria de saber se tem algo que posso passar nas feridas para aliviar a dor?

Pedro Koiffman disse...

Sou veterinário e por isso mesmo não devo prescrever medicamentos medicamentos nesse blog. Vá um veterinário de sua confiança. ele te passará todo o tratamento.
Melhoras para o seu cachorro.

Jean disse...

meu cachorro está com daap, veterinário me receitou apenas um sabonete e um shampoo dermatologico, tem alguma outra coisa que dê pra fazer? ele se coça muito coitado chega dar feridas.

Labrador 35kg +o menos.

Pedro Koiffman disse...

Infelizmente é impossível eu receitar alguma coisa. Não estou vendo o animal.
Mas para se controlar a DAAP é preciso eliminar pulgas tanto do cão quanto do ambiente. Converse com o seu veterinário sobre isso.