terça-feira, agosto 21, 2012

Informações erradas. - Toxoplasmose pelo vento ? !

Essa é uma carta que a Maria Clara pediu para divulgar.

Confira a matéria completa aqui.
"Bom dia Sra Leandra Lima,
Faço parte de um grupo que ajuda animais carentes, e qdo vi a sua matéria não pude deixar de registrar aqui o meu protesto, já que não é justa a forma colocada pela sra qdo se refere aos pobres gatinhos do Quebra-Mar, na Barra. Moro em Ipanema, um dos bairros mais elitistas do Rio que, apesar disso, tem as praças cheias de fezes, na maioria, não de animais, mas dessa população de rua que circula por esses lugares onde existe um bom poder aquisitivo, pedindo esmolas. Gostaria de esclarecera à sra, que cada vez que uma reportagem desse tipo é feita, o abandono e as maldades sofridas por esses seres vivos indefesos aumenta, e muito. Na verdade, por lei, o Estado teria a obrigação de tutelar esses pobres animais, o que não ocorre, e nós acabamos tentando fazer o papel do Estado, castrando, cuidando e alimentando, do nosso próprio bolso, o que deveria ser feito pelos nossos governantes,e que, apesar do nosso empenho, fica muito aquém do necessário, por razões óbvias. Infelizmente a ignorância ainda é muito grande nessa área, causando consequências terríveis para criaturas que não podem se defender da maldade humana. Procure se informar com pessoas da área, veterinários, etc sobre esses assuntos, mas procure estudiosos que possam dar à sra uma opinião científica e isenta.
Apesar de já ter salvado muitos, nunca tive nenhuma doença, nenhum problema causado por eles, mas tive a alegria de poder salvar vidas, isso não tem preço.
Estou à disposição para qualquer esclarecimento.
Atenciosamente
Maria Clara Albuquerque"

Na minha opinião nem animais e nem pessoas deveriam estar morando na rua.
As Zoonoses (doenças transmitidas dos animais para os humanos), são um problema sério. É obrigação das prefeituras tomarem atitudes para que doenças sérias como Raiva, Leptospirose, Toxoplasmose entre outras sejam controladas e se possível erradicadas. As atitudes como castração, abrigo para animais abandonados, educação da população que animal não pode ser abandonado, produzem um efeito muito bom e rápido.
Como veterinário gostaria de conhecer relatos da literatura médica veterinária de uma pessoa que contraiu Toxoplasmose que foi transmitida pelo vento !? Quando alguém fala que Toxoplasmose transmite pelo vento perde totalmente a credibilidade e presta uma informação muito errada para a população. Aqui informações sobre Toxoplasmose .

3 comentários:

Aparecida Negreiros disse...

Recebi várias mensagens sobre a reportagem do Quebra Mar e assim como outras pessoas fiquei espantada com o que li na reportagem de Leandra Lima.
A Barra da Tijuca assim como outros bairros possui uma enorme quantidade de gatos abandonados. Os gatos sem donos específicos, os gatos abandonados, são o triste resultado da negligência e da irresponsabilidade dos proprietários que, no momento apropriado, não esterilizaram os seus animais, permitindo uma procriação desenfreada. São fruto também do descaso do poder público com o assunto. Tecnicamente, segundo estudos sérios da “Feral Cat Coalition”, de San Diego USA é sabido que se remover os gatos de um local tão aberto a resultante é um efeito contrário, fazendo com que tais colônias se renovem sucessivamente. A resultante é: mais felinos sem esterilização, sem alimentação adequada e com problemas de saúde. O método mais efetivo é, assim, sem dúvida alguma, o de controle por meio de esterilização, alimentação e manutenção desses mesmos animais atuais. Os felinos são extremamente territoriais e, ao adotarem um certo território, geralmente não permitem que outros felinos dali se aproximem. Eles também são responsáveis pelo controle da população de ratos, baratas e outros animais que transmitem doenças. Existe hoje várias pessoas que de maneira voluntária e na grande maioria das vezes com recursos próprios cuidam, alimentam, castram os animais de rua fazendo um trabalho de cidadania, de saúde pública e em um sentido maior trabalham com o respeito à vida. Portanto antes de escrever uma matéria é importante ter conhecimento do que está sendo dito e avaliar as consequências disso, pois ainda há muito o que se fazer, mas o mundo politicamente correto de hoje já não admite práticas cruéis com os animais.
Segue abaixo uma publicação da prefeitura de Curitiba e uma recente da Cora Rónai para sua reflexão.


“Humanizar uma cidade e torná-la ecologicamente correta é estabelecer uma agenda ambiental que inclua, de fato, os animais que compartilham com os humanos o espaço urbano. Não se pode mais admitir práticas cruéis no trato com os animais e muito menos pensar em seu extermínio quando a situação foge do controle, visando somente benefícios ao ser humano. As soluções para todos os problemas que os envolvem devem sempre levar em conta a necessidade de sensibilizar e educar a sociedade para a convivência respeitosa com os demais seres. Uma nova consciência deve ser assumida: a de que TODOS os seres têm direito à vida, à liberdade e à expressão de comportamentos próprios de sua espécie. Portanto, devem ser tratados com dignidade.”
Trecho retirado de uma publicação da prefeitura de Curitiba
http://www.protecaoanimal.curitiba.pr.gov.br/Publicacoes/Resumo-Plano-Municipal-Defesa-Protecao-Animal.pdf

“Os gatinhos do Iate, que há anos são cuidados pela protetora Marilene do Canto Telles, agora são clientes oficiais de Lelia Winkler, a mesma veterinária que, ao longo dos últimos 20 anos, tratou deles como voluntária. Lélia tem uma clínica na Rua Jardim Botânico, para onde vão os que precisam de tratamento.
Há quem argumente que clubes não são lugar para bichos. Há controvérsias. O fato é que, no Rio, ninhadas inteiras são abandonadas por pessoas que têm pena de castrar seus animais de estimação, mas não acham nada demais em se desfazer dos filhotes da forma mais irresponsável. Ignorar essa realidade é marca de administradores incompetentes; tentar eliminar os animais é marca de criminosos.
Com toda a população de gatos castrada, vacinada e bem alimentada, o Iate vira exemplo de humanidade e de civilização.”
Os gatos e as árvores Cora Rónai em 10.05.2012

Pedro Koiffman disse...

Estou postando esse comentário em nome de Ana Claudia Cardoso.

Prezados,
Boa Tarde.

Eu, como ex-recém voluntária do grupo que cuida dos gatos do Quebra Mar, afirmo que vcs deveriam checar melhor a fonte, que lhes forneceu a informação. São quase 40 gatos, e olhe lá...não 60 como passaram à vcs.

1) Os gatos estão quase todos castrados. Castrados com o dinheiro do nosso bolso, uma vez que não somos uma ONG. Trabalho que deveria ser realizado pela prefeitura.

2) São alimentados, todos os dias, também com dinheiro do nosso bolso.Nossos potes de água, são constantemente jogados fora, por uma % pequena de pessoas que se acham no direito de fazer isso. Isso chama-se falta de respeito, falta de educação e cultura.

3) Levados ao veterinário, sempre que necessário, também com nosso dinheiro.

4) Colocados para adoção, também por nós.

5) Não temos gatos doentes,agressivos. Temos pessoas que os ameaçam constantemente com pedras,paus,cacos de vidro..etc Fora o anzol, dos pescadores, que ameaçam todos que por lí, estão.

6) Mendigos, que vivem no ínicio da pista do pier. Defecando, urinando, vomitando, praticando sexo e arrumando arruaça por estarem sempre bêbados!

7) Camisinhas usadas são frequentemente achadas por mim, logo cedo, ao longo do Pier.

8) As pedras do pier estão imundas, lotadas de lixo...por que a Columrb, só se preocupa coma pista.

9) Cachorros que circulam soltos, urinando nos bancos e defecando na pista. GATOS ENTERRAM SEUS DEJETOS !!!!!!

10) Deixem os gatos em paz, tem tanta coisa para se publicar em um jornal, muito mais sério, do que a reclamação vazia, sem embasamento, que vcs receberam e não checaram direito.

11) Reclamar de bichos, hoje em dia, é cafona, fora de moda, e não cabe mais no mundo que estamos vivendo.

12) TIREM OS GATOS DE LÁ, E AÍ SIM, VERÃO O QUE É UM INFERNO....RATOS ENORMES POR TODOS OS LADOS, CORRENDO ENTRE AS PESSOAS, COLOCANDO-AS VERDADEIRAMENTE EM RISCO!
COMO JÁ OCORREU, TEMPO ATRÁS.

Atenciosamente,
Ana Claudia Cardoso.

Pedro Koiffman disse...

Primeiramente parabéns a todos que dedicam seu tempo e dinheiro para cuidar de quem precisa seja ele cão, gato, onça pintada ou seres humanos.
Na minha opinião nem mendigos e nem animais deveriam precisar fazer as suas necessidades na rua.
Acredito muito que isso deve ser cobrado das autoridades principalmente municipais. A eleição está ai!!!