sexta-feira, janeiro 20, 2012

Cientistas desenvolvem máquina para catar cocô de cachorro em vias públicas

Essa reportagem recebemos via Twitter. Mas em quanto não temos um desses aqui confira as nossas opções.

  
 "Um grupo de 5 estudantes de Ph.D. em engenharia da Universidade da Pensilvânia, nos EUA, resolveu dedicar os finais de semana a adestrar uma máquina para catar cocô de cachorro. A equipe desenvolveu um software para ser usado no PR2, robô de código aberto da marca Willow Garage, que já foi manipulado por engenheiros do mundo todo para jogar sinuca, abrir cerveja ou carregar pessoas, entre outras ideias não tão úteis. Desta vez, a máquina aprendeu a fazer o que muitos donos de cães “esquecem”: colher as fezes dos animais em vias públicas.
As câmeras no olho do robô — apelidado de Poop Scoop (em inglês, o ato de catar fezes) — foram programadas com um algoritmo que o faz reconhecer a caca pela cor e formato com 95% de acerto. Com uma pá dupla, ele recolhe a sujeira e a coloca em um baldinho a uma velocidade de uma caca por minuto.
Por enquanto, o Poop Scoop só trabalha em locais planos. “Pode haver uma versão melhorada, se recebermos recursos”, diz Will McMahan, integrante do projeto, feito sem verba alguma. Até o fim do ano os cientistas prometem liberar o código do software para qualquer um usá-lo e e até melhorá-lo. Outra amostra de cidadania geek."

Nenhum comentário: